terça-feira, 26 de março de 2013

365 dias de Andrea Stramaccioni


A exatamente um ano atrás, Andrea Stramaccioni assumia a Inter de Milão, após Claudio Ranieri ser eliminado da Champions League pelo Olympique de Marseille, e perder o Derby della Itália para a Juventus.

Andrea possa para a foto oficial, no dia seguinte da demissão de Ranieri

Eram tempos difíceis, Inter não vencia a 9 jogos, e se via a beira do abismo em reta final de temporada. Foi ai que Andrea Stramaccioni, técnico da base que havia acabado de conquistar a NextGen, uma espécie de Liga dos Campeões para as categorias sub-19 do times europeus, foi colocado a frente do clube interinamente até o final do campeonato.
Faltando 8 jogos para o fim da temporada, Andrea mudou o jeito de jogar do time, e levou os nerazzurri à uma grande recuperação na tabela, fazendo com que o clube se classifica-se para a fase pré-eliminatória da Europa league. Das 8 partidas, Andrea perdeu e empatou por 2 vezes, e venceu as outras 5, inclusive o derby contra o Milan, que deu o título da temporada para a rival Juventus.

Após a bela, e pequena, campanha ele foi promovido e efetivado no cargo, tendo todo apoio e confiança depositado pelo Presidente Massimo Moratti, que renovou seu contrato como treinador até 2017, na esperança de que ele pudesse dar uma nova cara a Inter.

E foi o que ele fez, e vem fazendo em Milão. Primeiro ele surpreendeu a todos ao, junto com a direito, dispensar e abrir mão de jogadores consagrados como Julio Cesar, Maicon e Lucio. Trouxe jogadores mais jovens ao elenco, apostou em atletas da base que se destacaram com ele no sub-19, como Livaja, Benassi e Duncan. Apostou e aprovou também, a chegadas de jogadores experientes, como Palacio, Cassano e Handanovic, para que, junto com o treinador, pudessem administrar e orientar essa molecada dentro de campo, além dos renomados Zanetti e Cambiasso.

Andrea Stramaccioni comandou a Inter, já como técnico efetivo, no Troféu TIM, sua primeira competição num torneio de pré-temporada disputado por Milan, Inter e Juventus, e o treinador levou o time a conquista da taça , batendo os dois rivais em 2 partidas de 45 minutos.

Zanetti levanta o 8º titulo da competição, o 1º de Stramaccioni como técnico da Inter

Levou a Inter a um começo de temporada espetacular, chegando a ficar a 10 jogos sem perder, 7 no campeonato italiano. Bateu o Milan no San Siro lotado de torcedores rossoneros, e foi o primeiro a bater a Juventus em seu novo estádio, de virada, quebrando ainda a incrível marca de 49 jogos invictos que o rival ostentava no campeonato italiano.

Após o apito final, Stramaccioni vibra com a vitória sobre a Juventus

Com 365 dias no comando do time nerazzurri, Strama já esteve a frente da Inter em 54 jogos, venceu 29, empatou 10, e perdeu somente 15 partidas. 

Mas com o passar do tempo o rendimento foi caindo, os resultados e o futebol que o time apresentava já não era mais o mesmo, e hoje em dia o jovem treinador, de apenas 37 anos, já vê o seu cargo em risco, podendo deixar o comando da Inter ao final da temporada.

Para um técnico que vem sendo bastante cobrado por resultados, até que ele vem se saindo muito bem em seu primeiro ano como treinador profissional. Muitos se perguntam: Porque que ele ainda não foi mandado embora ? A resposta para isso está nas conquistas obtidas ao longo do ano citadas acima. Não esperava-se que ele fosse desempenhar seu papel tão bem, tudo bem que ainda há coisas para se acertar, mas não podemos crucificá-lo e jogar tudo na suas costas. Os resultados são bons, provou ser um grande treinador que, com os jogadores e a formação certa, pode levar a Inter de Milão ao patamar mais alto novamente.

Apesar da eliminação para o Tottenham na Europa League, Andrea ainda pode levar a Inter a final da Copa Itália, faz o jogo de volta contra a Roma no próximo dia 14/04, precisando vencer somente por 1x0. E o time nerazzurri ainda tem chances de, quem sabe, terminar o campeonato na vaga da pré-eliminatória para a Uefa Champions League.

Os números mostram que o saldo é positivo, e que o torcedor nerazzurri ainda pode ter esperanças de que a Inter cresça nessa reta final, já mostrou isso contra o Tottenham mesmo, que o futebol apresentado era outro.

Andrea terá que levar o time nerazzurri a mesma arrancada da temporada passada

Faltando pouco mais de 9 jogos para acabar o italiano, Andrea se vê na mesma situação de quando assumiu o time, e mais uma vez terá de dar a volta por cima, e levar a Inter a mais uma arrancada na tabela como na temporada passada. E o primeiro desafio já é neste fim de semana, aonde o treinador italiano reencontrará a Juventus, time responsável por ter te-lo colocado no cargo de técnico.




Acesse e curta nossa página no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário