terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Homenageado do Mês: Walter Zenga


Depois de prestarmos a devida homenagem a Massimo Moratti, que deixou a presidência da Inter após 18 anos, hora de lembrar e colocar como capa em nosso facebook aquele que foi eleito em nosso grupo, o ex-arqueiro nerazzurri Walter Zenga.

Zenga recebe o prêmio de melhor goleiro do mundo em 1990

Nascido em Abril de 1960, em Milão, Zenga chegou ao futebol por causa de seu Pai, que também foi goleiro nos 40, o colocando para jogar desde os 9 anos, onde teve de alterar o seu ano de nascimento para jogar campeonatos competitivos, nada que interferiu ou o prejudicou na sua carreira profissional.


Zenga começou jogando no A.C Macallesi, chegando a Internazionale em 1971. Com 18 anos, foi emprestado ao Salermo, onde jogou apenas 6 partidas e não recorda de bons momentos por lá. Depois de falhar em 3 gols, 2 em uma única partida, Zenga deixou o gramado em lágrimas e acabou rescindindo seu contrato mesmo com a torcida do seu lado.

Na sequência foi emprestado ao Savona para a disputa da Série C2, onde atuou 23 jogos, sofrendo 19 gols. Depois da boa campanha com o Savona, foi cedido ao Sambenedettese, onde disputou as temporadas de 80/81 e 81/82 na Série B do futebol italiano, jogando 67 partidas, sofrendo apenas 45 gols.

Depois de adquirir experiência, retornou a Inter na temporada de 82/83, onde foi reserva de Ivano Bordon. Mas após se destacar na Copa Itália daquela temporada, ele foi titular no ano seguinte, estreando contra a Sampdoria, onde perdemos por 2-1, e de lá nunca mais saiu.

A partir dali, foram 12 temporadas com a camisa nerazzurri, antes de se transferir para a Sampdoria. Foram 473 jogos, é o goleiro que mais jogou com a camisa da Inter, o 7º atleta que mais jogou pelo clube.

Pela seleção italiana, disputou as Copas de 1986, no México, e 1990 na Itália, onde foi titular e alcançou uma marca que ostenta até os dias de hoje. Walter Zenga é o único goleiro em Copas do Mundo que ficou 517 minutos sem levar gols, 5 partidas e 67 minutos da semi-final contra a Argentina, quando Claudio Caniggia quebrou esse recorde. A Itália ficou em 3° lugar naquela Copa, e Zenga deixou o Mundial levando somente 2 gols.

Por três vezes seguidas (1989, 1990 e 1991) foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo IFFHS, e claro, o melhor goleiro da Copa do Mundo de 1990.

Com a Inter, Walter Zenga venceu a Série A na temporada de 1988/89, a Supercopa da Itália em 1989 e duas Copa UEFA em 1990/91 e 1993/94. Com a seleção, além do 3° Lugar na Copa do Mundo de 90, foi medalha de Prata na Euro sub-21 em 1986.

Zenga deixou a Inter em 1994, quando foi para a Sampdoria, encerrando sua carreira nos Estados Unidos em 1999, onde iniciou a carreira como treinador e segue atuando até hoje. Atualmente assumiu o Al-Jazira, clube da primeira divisão do futebol árabe.

Esse foi apenas foi um resumo da história de outro atleta que marcou e entrou para a história da Internazionale. Todo mês a gente homenageia alguém, fique ligado em nosso grupo do facebook para escolher o próximo a passar por aqui. #FORZAINTER

Fonte: Wikipédia italiana



Acesse e curta nossa página no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário