quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O primeiro turno da Inter de Mazzarri


No último domingo a Inter jogou sua última partida do primeiro turno no Campeonato Italiano, então é hora de fazer um balanço sobre esses primeiros 19 jogos.

Foto: Inter.it
Todos os números do time de Mazzarri nesse 1° turno

Walter Mazzarri repete, em pontos, a campanha de Andrea Stramaccioni, mas os dois passam longe quando são comparados ao primeiro ano de José Mourinho.


TEMPORADA - A Inter terminou esse primeiro turno na 5ª colocação, empatada com os mesmo números de pontos que o Verona, 6° colocado. Dentro da zona de classificação para a Uefa Europa League, a Inter está 10 pontos do 3° lugar (zona de classificação para a Champions League), 12 para o 2° lugar e 20 para a líder Juventus. Confira abaixo os dados desse primeiro turno:

Em 19 partidas: 8 vitórias, 8 empates e 3 derrotas = 32 pontos

Gols marcados: 38
Gols sofridos: 23
Saldo de gols: 15

Maior vitória: Sassuolo 0x7 Inter (4ª rodada)
Maior derrota: Inter 0x3 Roma (7ª rodada)

- Inter de Milão tem o 4° melhor ataque da competição;
- É a 5ª defesa menos vazada do torneio;
- Foi o 5° clube que mais chutes deu: 267;
- No ranking de chutes certos, é o 5° colocado também: 110
- Foi o 6° time que menos fez falta: 246;
- O 5° clube com menos cartões amarelos: 39;
- E é o 8° time que mais ficou em impedimento: 44.

DADOS INDIVIDUAIS - Jogadores nerazzurri também são destaques no ao longo dessas primeiras 19 rodadas do campeonato:

Rodrigo Palacio - artilheiro do time com 10 gols, no campeonato é o 4° maior marcador, 3 gols a menos que Rossi, o líder.

Yuto Nagatomo - Vice-artilheiro do time com 5 gols.

Ricardo Alvarez - Lidera, ao lado de outros 3, o ranking de assistência para gol. No ranking de passes, aparece em 10° lugar com 30, 9 a menos que Borja Valero, líder do ranking.

Juan Jesus - É o jogador que mais roubou bola no time, o 10° de todo o campeonato. Ao total, foram 341 bolas roubadas e desarmes efetuados. Lucarelli, do Parma, lidera o ranking com 428 bolas recuperadas.

Samir Handanovic - 15° goleiro no campeonato que mais fez defesas, 45 ao todo. Rafael, do Verona, lidera com 89 defesas.

ANALISE E COMPARAÇÕES - Estatisticamente falando, não foi uma má temporada, mas, se a Inter tivesse vencido jogos que, em termos são considerados fáceis, a situação do time seria totalmente outra. Mas é claro que tivemos aqueles erros de arbitragem já citados em um outro post, que, querendo ou não, influenciam sim no resultado.

Andrea Stramaccioni - O blog levantou os dados e informações sobre o primeiro turno de Andrea Stramaccioni (foto ao lado), antecessor de Mazzarri, eis uma surpresa, grata ou não. Mazzarri repetiu os mesmo 32 pontos que Strama conseguiu no seu primeiro e último ano, até então, como técnico profissional.

Mas, ao contrário de Mazzarri, Stramaccioni venceu e perdeu mais, e empatou menos. Abaixo os números dos primeiros 19 jogos de Stramaccioni a frente da Inter:

(2012/2013) Em 19 partidas - 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.

Gols marcados: 26
Gols sofridos: 21
Saldo de gols: 4

Maior vitória: Pescara 0x3 Inter (1ª rodada)
Maior derrota: Udinese 3x0 Inter (19º rodada)

Como podem ver, o time de Mazzarri foi mais eficiente no ataque, porém, sofreu 2 gols a mais que a defesa de Stramaccioni.

José Mourinho - Não contente, fomos comparar o primeiro ano de Walter Mazzarri com o primeiro ano de José Mourinho na Inter, e, bom, vejam com os seus próprios olhos.

(2008/2009) Em 19 partidas - 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Gols marcados: 32
Gols sofridos: 16
Saldo de gols: 16

Maior vitória: Roma 0x4 Inter (7ª rodada)
Maior derrota: Atalanta 3x1 Inter (19ª rodada)

Ok, somos cientes que na época os jogadores eram de uma qualidade bem superior aos de hoje, o time era o atual campeão italiano, por isso não é um tanto justo comparar, mas mesmo assim fizemos. Se notarem, vão ver que Mazzarri ainda continua vencendo no quesito ataque, dos 3, sua equipe é a que mais balançou as redes, porém, foi a que mais sofreu gols também.

Assim como Stramaccioni, Mazzarri também sofreu com lesões, bem menores que Andrea encontrou ao longo da temporada, porém, nosso atual técnico já teve que lidar com elas logo de cara. Nem sempre podia contar com Milito e Icardi, que quando disponíveis não estavam 100%. Em compensação, Mazzarri não mexeu e nem mudou seu esquema tático desde a primeira rodada, o tal 3-5-1-1, o mais longe disso foi agora, contra o Chievo, aonde, aparentemente, sua equipe jogou no 3-4-2-1.

Stramaccioni não, sofreu para manter um esquema de jogo, e trocou mais de 3 vezes na primeira parte do campeonato o seu estilo de jogo, desde esquema com 3 zagueiros até usar um 4-3-1-2 quando o time ainda tinha Sneijder.

Walter Mazzarri também quebrou vários recordes na Inter também, uns bons, outros nem tanto. Após mais de 11 anos, fez com que o time ficasse sem levar gols nas duas primeira rodadas, algo que não acontecia desde 2002.

Já o recorde ruim foi ter sido eliminado na Copa Itália nas oitavas-de-finais, algo que também não acontecia desde 2002, quando o time daquela época cai para o Bari. De lá para cá, exceto uma vez na temporada de 2011/12, a Inter chegou pelo menos nas semi-finais.

Walter Mazzarri teve também o melhor aproveitamento no primeiro turno desde que Mourinho deixou Milão. Dos pontos disputados, Mazzarri conseguiu um aproveitamento de um pouco mais de 70%.

Mas nada disso adianta se o time não joga bem. No começo a equipe pareceu que ia engrenar, chegou a ter a melhor defesa, mas bastou a derrota para a Roma que as coisas começaram a desandar.

Futebol de baixo nível, muitas das vezes parece que o time de Mazzarri parece jogar somente pelo resultado, algo que na Inter de Milão não se vê a anos. Justamente por conta disso, os números passam desapercebidos, afinal, o que realmente conta é o que o time faz ou deixa de fazer dentro de campo.

Agora Walter Mazzarri e equipe tem mais 19 jogos pela frente, outros 57 pontos em disputada, suficiente para ele fazer com que o time termine posições melhores que o 9° lugar obtido na última temporada. Desafio começa no domingo, contra o Genoa fora de casa.


Acesse e curta nossa página no facebook:

Um comentário:

  1. Não acha que poderíamos deixar o Grupo Inter de Milão-Brasil no Facebook fechado? Abraço.

    ResponderExcluir