sábado, 24 de agosto de 2013

Longe da Europa, Inter estréia no Campeonato Italiano


Pois bem meus amigos, hora de recomeçar a escrever novamente nossa história no futebol italiano. 3 anos depois da tríplice coroa, e 2 após seu último título, a Inter, pela primeira vez depois de 10 temporadas, se vê longe de uma competição europeia e tenta voltar a ser competitiva após a crise financeira que se instalou no clube.

Foto: Inter.it
Último treino foi no Giuseppe Meazza para o duelo desse domingo contra o Genoa

Apesar de ainda faltar 2 ou 3 jogadores para fechar o plantel para a temporada, Mazzarri já tem em mente o time, pelo menos para as 2 primeiras rodadas, para iniciar o calcio com o pé-direito.


Uma temporada melhor que 2012/13

Ao que se espera de primeira é um time jogando diferente, e terminando essa temporada melhor que a última. Desde os anos 90 a Inter não tinha um ano horrível como o que passou, boa parte vai na conta de Stramaccioni, a outra vai na diretoria, e o restando aos jogadores.

O que a torcida exige, no mínimo, é o velho time guerreiro e raçudo de sempre, daqueles que vimos contra o Tottenham pela Europa League em Milão, quando perdemos o 1° jogo por 3x0, igualamos o resultado e por uma infelicidade não fomos a semi-final. Ou aquele time que foi para o segundo tempo perdendo de 2x0 para o Catânia, e quando voltou venceu de virada por 3x2.

Mas que tudo isso, que a Inter volte a jogar como um dos maiores clubes da Itália, que volte a disputar campeonatos europeus, que volte a brigar na parte de cima da tabela, e não que seja somente um mero coadjuvante no Campeonato Italiano.

Está na história, todas as temporadas estávamos lá brigando ponto a ponto com Juventus e Milan pelo Scudetto, é isso que queremos que o time volte a fazer. Uma nova renovação foi feita, jogadores experientes também chegaram, pois não só de garotos um time de se formado.

A base do time do ano passado foi mantida, o que por certo lado é bom, muitos já se conhecem e sabe como um e o outro joga. Jogadores, que são dados como promessa chegaram, e são de imediato o futuro nerazzurri, pois são eles que vão tentar reescrever essa história.

REFORÇOS - Dos que chegaram, Mauro Icardi, Ishak Belfodil, Hugo Campagnaro, Rolando Pires, Wallace Oliveira e Saphir Taider foram os que ficaram para ajudar a Inter a se reabilitar no futebol italiano. Diego Laxalt foi emprestado ao Bologna, como parte do acordo para a compra de Taider. Mas ainda não para por ai, a janela de transferência fecha no dia 2 de Setembro, e pelo menos mais 3 jogadores são esperados para dar o plantel como fechado.

Mas esses que vieram são para posições carentes na Inter, setores que ano passado estavam bastante defasados. Tanto no ataque, meio de campo, e na defesa, faltaram jogadores, bons jogadores, já que o 'time titular', quase todo, estava no departamento médico.

Icardi e Belfodil serão os reservas de Milito, enquanto o argentino não volta, Icardi é quem deve fazer dupla de ataque com Palacio. Campagnaro já é titular do time na defesa, Rolando chega para substituir Chivu, que nos próximos dias deve deixar Milão.

Wallace é jovem, tem potencial, e brigará com Jonathan pela posição na lateral-direita, mas Jhonny vem bem, evoluiu bastante e deve ficar com a vaga até o momento. Já Taider sabe atacar, defender, é um bom reforço. Pode jogar ali no meio fazendo a posição de Cambiasso, ou a que Kuzmanovic vinha fazendo, certamente Alvarez deve perder espaço na equipe.

COMISSÃO TÉCNICA - Mas para tornar um time vitorioso, não basta mudar somente os jogadores. por isso o técnico Walter Mazzarri trouxe uma nova comissão, homens de sua confiança e que já trabalham com ele a bastante tempo.

Quem viu e acompanhou o time nessa pré-temporada viu que trabalhos táticos, físicos, e de velocidade foram feitos frequentemente. Tudo isso para que as lesões do ano passado não se repitam, e que a Inter possa contar com todos os jogadores ao longo do ano.

Trabalhos que, confesso, não eram vistos e feitos na época de Stramaccioni. Jogadores sofreram, mas se saíram bem nos treinamentos, já é possível notar algumas evoluções no time.

NOVO 'ALLENATORE' - 6° técnico a passar pela Inter após a era Mourinho, Mazzarri tem 51 anos, é técnico de futebol desde 2001. Já treinou Livorno, Reggina, Sampdoria, e seu último clube foi o Napoli, o qual fez voltar a ser competitivo no campeonato italiano, levando a equipe napolitana de volta a Champions League.

Na Inter não será diferente, ele terá de desempenhar o mesmo trabalho, mas dessa vez com um peso maior, já que estamos falando do segundo maior campeão italiano.

Aumenta a cobrança, aumenta a pressão por resultados, e principalmente pelos títulos. Mandou contratar jogadores jovens, desconhecidos por muitos, mas que na visão dele tem potencial. Foi assim com Cavani. Lavezzi, Hamsik, jogadores até ontem desconhecidos, hoje já são estrelas do futebol mundial.

Walter Mazzarri será o responsável por tornar essa equipe campeã novamente, mas que isso, por trazer o DNA competitivo que não se viu nas duas últimas temporadas, é a nossa principal aposta, e a quem devemos acreditar.

Muitos já o olham torto, o criticam muito antes do campeonato começar, mas um time vencedor não se faz do dia para noite, com jogadores já formados sim, com quem ainda vem se formando não. Já disse isso, e novamente venho pedir a todos paciência, deixe o homem trabalhar.

O QUE ESPERAR DA INTER - Foi uma das perguntas mais feitas pela galera que frequenta o blog e as nossas outras redes sociais. Eu espero da Internazionale, sempre, brigando pelo título.

Isso mesmo, não leu errado. Comparado ao plantel de outras equipes da Itália, seríamos o 5 time favorito a taça, muitos até nos descartam da briga, mas um time que é o segundo maior campeão do País, que sempre esteve duelando com Juventus e Milan pelo Scudetto, é inadmissível que entre na competição visando somente voltar a disputar uma competição europeia.

Não estou aqui dizendo que somos um dos favoritos, mas que nossa mentalidade para entrar em campo é de vencer, sempre. Primeiro brigar pelo título, vaga para Champions e Liga Europa é consequência.

Em coletivas de nossos rivais, a Juventus foi o time mais apontado como o grande favorito ao caneco. Mas quando perguntavam qual time eles deveriam tomar cuidado, ou que pode surpreender, a Inter foi a que mais foi citada.

Por vários fatos, mas o que mais fizeram questão de ressaltar foi a presença de Mazzarri no comando da equipe, e a ambição do time em fazer uma campanha melhor que a passada.

Se eles 'apostam' em nós, porque a própria torcida não vai incentivar e acreditar nesses jogadores e em nosso treinador ?!

ARMA DO TIME - Artilheiro da equipe na temporada passada, Rodrigo Palacio é uma das nossas esperanças de gol nesta temporada. Talvez seja ele hoje a principal arma do time, a quem podemos depositar todas as nossas fichas.

Já provou isso ao ser o maior goleador de nossa pré-temporada, e ao deixar dois gols na vitória sobre o Cittadella pela Copa Itália.

OLHO NELE - Apesar do bom desempenho no começo do ano, Mateo Kovacic ainda tem muito a mostrar. O Croata tem tudo para ser o nosso camisa 10 legítimo, mas para isso precisa evoluir e muito. Creio que com Mazzarri ele tenha muito o que aprender, por isso vamos ficar de olho nele, temporada do garoto de 18 anos promete ser uma das boas.

Pré-jogo

INTER - Vamos lá ao que interessa, vamos ao primeiro pré-jogo da temporada no campeonato italiano. Jogando em casa, diante da sua torcida, na mais interessa do que a vitória. Não devemos desperdiçar pontos importantes no Meazza, e contra o Genoa não é diferente.

Nosso adversário deste domingo vem de uma derrota e eliminação precoce na Copa Itália, não vivem um om momento e, com todo o respeito, devemos nos aproveitar disso.

RELACIONADOS - São 23 jogadores convocados para o duelo contra o Genoa. Dentre as novidades, estão Wallace e Taider, relacionados pela primeira vez no time nerazzurri par auma partida:

Goleiros: 1 Samir Handanovic, 12 Luca Castellazzi, 30 Juan Pablo Carrizo;

Defensores: 2 Jonathan, 5 Juan Jesus, 6 Marco Andreolli, 14 Hugo Campagnaro, 18Wallace, 23 Andrea Ranocchia, 31 Alvaro Pereira, 35 Rolando, 55 Yuto Nagatomo;

Meio-campistas: 10 Mateo Kovacic, 11 Ricky Alvarez, 13 Fredy Guarin, 16 Gabi Mudingayi, 17 Zdravko Kuzmanovic, 19 Esteban Cambiasso, 21 Saphir Taider, 90Patrick Olsen;

Atacantes: 7 Ishak Belfodil, 8 Rodrigo Palacio, 9 Mauro Icardi.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO - Não devemos ter mudança no time que começou o jogo contra o Hellas Verona. Jonathan deve começar na direita, Nagatomo na esquerda, e Alvarez com Guarin no meio de campo:

Clique na imagem para ampliar


GENOA - Como dito antes, vem de uma eliminação precoce na Copa Itália para o Spezia, nos penaltis. Sob o comando do experiente Gilardino, que chegou a ser cotado na Inter, o Genoa vem ao Meazza tentar arrancar os 3 pontos da Internazionale.

RELACIONADOS - Para o duelo contra a Inter, 23 jogadores foram relacionados, e viajam até Milão, ficando a disposição do técnico Fabio Liverani para a partida:

13 Antonelli, 91 Bertolacci, 94 Blaze, 14 Cofie, 4 De Maio, 32 Donnarumma, 83 Floro Flores, 5 Gamberini, 11 Gilardino, 93 Jara Martinez, 77 Konate, 33 Kucka, 10 Lodi, 21 Manfredini, 27 Matuzalem, 1 Perin, 90 Portanova, 2 Sampirisi, 17 Santana, 69 Sturaro, 20 Vrsaljko, 23 Velocci, 38 Zima.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO - No 4-3-2-1, jogando fechado e aproveitando os contra-ataques, é assim que o Genoa deve vir para a partida. Time nerazzurri, principalmente a zaga, deve ficar ligada com Gilardino, que deve ser o único atacantedo time dentro da área:

Clique para ampliar



ARBITRAGEM - Quem apita o jogo é Marco Guida (foto), auxiliado na bandeira por Di fiore e Passeri. Os assistentes adicionais são Valeri e Ostinelli, com Iannelo ficando a cargo da função de 4° árbitro.








Último Confronto

A última vez que Inter e Genoa se enfrentaram foi no dia 12 de Maio, pela penultima partida da temporada 2012/2013. Na ocasião o jogo terminou empatado em 0x0, um jogo que não teve muita emoção, esperamos que neste domingo seja diferente.

Melhores momentos do último confronto




Acesse e curta nossa página no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário